sábado, 13 de março de 2010

Os benefícios do futebol feminino


Paixão nacional do brasileiro, o esporte tem tudo para ganhar também a preferência das mulheres que querem melhorar a performance cardiovascular e entrar em forma. Acostumadas a buscar atividades aeróbicas, elas podem se beneficiar mais dos dribles, arranques e chutes para ganhar fôlego, trabalhar a musculatura e fortalecer o sistema cardiovascular, ao mesmo tempo que se divertem pra valer. É o que acaba de comprovar um estudo realizado pela Universidade de Copenhague, na Dinamarca, com 100 voluntárias em idade fértil.

Para começar a praticar futebol, no entanto, é importante tomar alguns cuidados. É fundamental que as sedentárias ou aquelas que estão há pelo menos dois anos paradas façam antes uma visita ao médico.

Como o esporte envolve arranques e deslocamentos laterais, é importante que as mulheres façam paralelamente ao futebol um fortalecimento muscular para evitar lesões, principalmente de joelho e tornozelo, sem contar os alongamentos antes de cada treino. “Durante uma partida, 88% do esforço é trabalho aeróbico, aquele em que o corpo consome muito oxigênio, e 12% anaeróbico de alta intensidade, que exige muito dos músculos da perna. Com essas recomendações cumpridas e machismos deixados de lado, reúna o time e mostre que futebol também é coisa de mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário